Projeto

O Projeto

Um dos objetivos principais do atelier de expressão plástica é o de proporcionar uma experimentação diversificada de suportes, materiais e técnicas das artes plásticas, de forma a promover o potencial criativo e imaginário da pessoa com Síndrome de Asperger. A galeria Inmyhands vem ao encontro do objetivo de uma divulgação ampla e multifacetada dos trabalhos artísticos, criados pelas mãos destes jovens talentosos.

Sónia Moreira - Monitora de Expressão Plástica

 

projeto

O projeto Inmyhands da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger consiste numa galeria de arte online, composta por trabalhos artísticos criados pela imaginação, criatividade e guiados pelas mãos de pessoas com perturbações do espectro do autismo, em especial com Síndrome de Asperger.

Um dos objetivos desta plataforma digital é promover e divulgar as capacidades artísticas dos criadores, fomentando a integração social e a partilha e vendas dos trabalhos.

O intuito é que seja uma ferramenta inovadora e que funcione como uma alternativa aos mercados de arte já implementados e por vezes difíceis de aceder.

A plataforma será ainda promotora de leilões, exposições e destaques dos artistas da galeria.

A sustentabilidade do projeto é organizada por uma divisão do valor gerado pelas vendas, entre a instituição e o artista.

A APSA está interessada em promover a integração ao nível artístico de instituições nacionais e internacionais que dediquem a sua atividade a melhorar a qualidade de vida de pessoas com perturbações do espectro do autismo.

A APSA está interessada em promover a integração ao nível artístico de instituições nacionais e internacionais que dediquem a sua atividade a melhorar a qualidade de vida de pessoas com perturbações do espectro do autismo.

Objetivos

  • Dinamização de novos veículos de difusão artística e cultural;
  • Criação de novas alternativas de mercados de arte;
  • Promoção da integração e inclusão na sociedade através da arte;
  • Divulgação da arte criada por pessoas com perturbações do espectro do autismo;
  • Estimular a autonomia, o autoconhecimento e a autoestima;
  • Desenvolver a comunicação e a interação social;
  • (IN)Formação e sensibilização da comunidade para a inclusão e integração das pessoas com perturbações do espectro do autismo;
  • Criação de parcerias nacionais e internacionais.

 

Resultados esperados

  • Aprendizagem de novos processos de criação artística;
  • Reconhecimento e retorno financeiro para o artista e a instituição;
  • Difusão da galeria no âmbito nacional e internacional;
  • Plataforma global e acessível;
  • Criação de um projeto inovador e sustentável;
  • Potenciar sinergias com outros artistas e instituições;
  • Atividades e visitas a museus, galerias e outras entidades culturais;

 

O desenvolvimento deste projeto integrou voluntários e pessoas com Síndrome de Asperger na equipa. A cada um o nosso agradecimento pelo contributo.

 


 

Co-financiamento

 

INR - Instituto Nacional para a Reabilitação, IP

Este projeto foi cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, IP que é um instituto público integrado e atualmente tutelado pelo Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, e dotado de autonomia administrativa e património próprio.

A garantia de igualdade de oportunidades, o combate à discriminação e a valorização das pessoas com deficiência, numa perspetiva de promoção dos seus direitos fundamentais, são os princípios que norteiam a atuação do Instituto Nacional para a Reabilitação, IP.

logo inr

 

CEPSA - Prémios ao Valor Social

O projeto também é cofinanciado pela CEPSA no âmbito dos Prémios ao Valor Social.

O objetivo dos Prémios ao Valor Social é reconhecer e impulsionar iniciativas sociais que favoreçam a inclusão e o bem-estar das entidades ou pessoas desfavorecidas, bem como promover estes valores solidários entre os colaboradores da nossa Companhia.

logo cepsa premios valor social

Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, que nasceu em Lisboa a 7 de Novembro de 2003, por vontade de um grupo de pais. A APSA apoia e orienta pessoas com SA de todas as idades e as suas famílias.

 Arruamento à Travessa da Granja, nº1
1500-335 Lisboa

 217 119 100
217 119 109
 961 041 214
 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.